segunda-feira, 4 de abril de 2011

Entendendo Velocidade do Filme [ISO]



Existem informações, sobre fotografia, que já estão mais do que saturadas na internet. Principalmente informações básicas como abertura do diafragma, velocidade do obturador, iso e tantas outras funcionalidades do seu equipamento fotográfico que pode ser deixado no simples, prático, lindo automático. Pois bem, concordo que o modo automático é de fato útil em algumas ocasiões, mas não faz o menor sentido comprar uma câmera semi-profissional ou profissional, pra deixar que a câmera tome as decisões por você. Isso só reduz a qualidade das suas fotos. Então paro de preguiça, leia o manual da sua câmera [que principalmente para as mulheres é pior do que parto normal de trigêmeos], mas eu garanto que você não vai se arrepender, alias, vai até se orgulhar das suas fotos.
Vamos ao assunto do post, velocidade do filme (ISO) . Estava estudando sobre ISO, li muita coisa muita mesmo e cheguei a duas conclusões bem simples. Não vou me aprofundar no assunto, só vou deixar registrada minha conclusão aqui. Até porque foi revoltante pra mim passar dois dias estudando ISO, li textos intermináveis que resumidamente citavam isso:


Velocidade do Filme (ISO)

  • Indica a sensibilidade do filme a luz
  • Quanto maior o ISO, maior sua sensibilidade a luz. 
Por exemplo, essa primeira fotografia foi tirada com o ISO 1600 e como vocês podem perceber ela está com pouca luz.


Fotografia tirada com o ISO 1600
Já essa segunda fotografia foi tirada com o ISO 160 e como vocês podem observar, essa imagem está bem mais clara, ou seja, necessitou de mais luz.
Fotografia tirada com ISO 160
Como já citei, não vou me aprofundar no assunto. Apenas estou registrando a minha primeira conclusão sobre o assunto. Afinal, depois que entendi essas duas coisas, foi muito mais fácil me aprofundar no assunto. Alias, ainda estou estudando sobre ISO e assim que achar que meu conhecimento está suficiente, faço um post. Me aguardem!

Gostou? Tem algum pedido de post? Tem um flickr e quer divulgar seu trabalho no blog?! Deixe nos comentários ou mande pelo twitter do blog @fotosdavida

1 comentários:

Fernando Fernandes disse...

No ISO quanto maior o número maior será o nível de ruído o que vai influênciar e muito na qualidade da foto!
O ideal é usar ISO abaixo de 200 ou no máximo 200 e combinar diafragma e obturador para permitir uma boa entrada de luz!
Em sua comparação seria melhor vc comparar duas fotos com a mesma situação de luz e com ISOs diferentes, porque em foto noturna vc tem que aumentar o ISO e em fotos diurnas diminuir.
Se vc comparar duas fotos com a mesma situação de luz (dia)ou (noite)com ISO alto e baixo vai conseguir visualizar o nível de ruido. Curti seu blog Valeuuuuuu!!!!!!!
http://www.flickr.com/photos/httpwwwflickrcomphotos_mechanical/

Postar um comentário